Curiosidades sobre a culinária Natalina no Brasil

Dezembro é o mês que geralmente dedicamos a fazer reflexões, reunir a família e trocar presentes, tudo isso em torno de uma mesa farta, mas você sabe de onde vem essa tradição dos pratos e por que certas delícias são indispensáveis?
Então vem comigo que eu te conto.

E, não esquecendo que esse blog é vegetariano, vem dar uma olhada nas opções que nós utilizamos para substituir a carne aqui em casa.

Pratos da ceia

A ceia de natal com os pratos que conhecemos foi inspirada no Dia de Ação de Graças, comemorada no mês de novembro nos Estados Unidos. Essa data para nós, assim como para eles, serve para agradecermos pelo ano que está acabando e colocar esperanças em um novo ano que em breve se iniciará, desejando que seja um novo período cheio de coisas boas.  Para os religiosos, significa ainda a comemoração do nascimento de Jesus.
A mesa sempre farta inclui diversos pratos salgados e doces.Também o Panetone não pode faltar.

Peru

Também geralmente substituído por chester e tender aqui no Brasil, é o prato mais indispensável da ceia. Há quem prefira, inclusive nesses tempos de grana curta, trocar pelo frango assado. O frango porém é mais utilizado por quem não é tão supersticioso, uma vez que ele cisca para trás e a crença diz que não se deve comer animais desse tipo.

Lombo ou Pernil de porco

Na pegada de não comer animais que cisquem para trás, muita gente substitui as aves pelo porco que “fuça pra frente”. O lompo e o pernil são os mais tradicionais.

Rabanada

Esse doce feito com pães “dormidos”, ovos, açúcar e canela é tradição e não pode faltar. Original de Portugal, ele é consumido no Dia da Consoada, comemorado no dia 24 de dezembro. Esse doce era dado às mulheres que pariam, para que produzissem mais leite para seus filhos. E a gente que não é bobo nem nada, deu logo um jeito de colocá-lo na nossa mesa.

Nozes

O costume de comer Nozes no Natal foi importado da Europa e Ásia, local onde os frutos são colhidos nessa época. 

Frutas frescas e Passas

Costume indígena e africano que exerceu uma grande influência na nossa culinária, as frutas frescas foram introduzidas na ceia.
Já as passas são influência do mediterrâneo que utiliza muito frutas desidratadas.

Panetone

O panetone é utilizado em cias de Natal pelo mundo todo. Original da Itália, uma das teorias sobre seu surgimento é que um padeiro chamado Toni estava fazendo pão na véspera de natal e, exausto, deixou cair acidentalmente as frutas secas, criando um novo pão, que chamaram de pane del Toni.
E o brasileiro, bom que é em adaptar receitas, criou o Chocotone, que consiste na mesma massa do panetone, porém sem as frutas secas, que não agradam a todos. Já as gotas de chocolate tem grande aceitação por (quase) todos. E convenhamos, é muito mais gostoso né?
E aí, você já decidiu o que vai ter na cia de natal da sua família?
Mais importante do que o tipo de prato, a celebração deve ser um momento de reflexão, de mudanças e de ajudar ao próximo, então se você puder, doa algo pra quem precisa, quem sabe o Natal de alguém pode ser mais feliz por sua causa? ♥

O Blog Xokolícia foi criado principalmente para ajudar você naqueles momentos em que deseja uma receita diferente mas não sabe o quê, e até mesmo no dia a dia, quando não está com vontade de pensar sobre qual prato cozinhar. Mas também foi desenvolvido pra te ajudar com dicas como essa acima, pois nosso intuito é facilitar a sua vida. E essa dica de Curiosidades sobre a culinária Natalina no Brasil vai poupar seu tempo e sua saúde mental. 😉

Confira outras dicas e nossas receitas que facilitarão sua vida, garantindo um tempinho de sobra pra você fazer o que quiser.

Sabia que você pode ter sua receita preferida publicada aqui no nosso Blog?
Clique aqui e envie sua receita.

E para você que procura receitas incríveis com o intuito de vendê-las, oferecemos as planilhas de apoio, não deixe de visitar nossa loja.

Enfim, se gostou dessa Dica, compartilha na tua rede social preferida, dessa maneira ela poderá ajudar alguém. ♥

Acesse nossas Redes Sociais

Carrinho de compras