Fermento Biológico – Seco ou Fresco?

Fermento Biológico Seco ou Fresco?
Você sabe a diferença entre eles, qual tipo e quando usar cada um?

Utilizado geralmente para pães e pizzas o fermento biológico é nada mais do que um aglomerado de leveduras. Esse fermento em contato com açúcar ou farinha (que também tem um tipo de açúcar), reage realizando a fermentação que libera gases e permite que a massa aumente de volume e fique leve.

Mas e qual a diferença entre o seco e o fresco?

Na verdade são a mesma levedura, porém o seco é desidratado e tem maior durabilidade. Geralmente é encontrado nos mercados na forma de sachê ou pacotes.

Já o fermento biológico fresco tem menor durabilidade, é vendido em tabletes de tamanhos variados e precisa de refrigeração em tempo integral.

E quando (ou como) usar cada tipo?

Os dois tipos podem ser usados para as mesmas receitas, porém eles tem “força” diferente, enquanto o seco é mais concentrado, o fresco é mais leve.

Então quando for substituir um pelo outro é sempre importante lembrar que o seco é 3x mais potente que o fresco. Ou seja, se na receita pede 10g do fermento biológico seco, para udsar o fresco no lugar, você deve multiplicar por 3, e usar 30g dele.

Também há uma diferença entre o modo de usar de um e outro: o fermento seco pode tanto ser dissolvido em água com açúcar, quanto misturado diretamente na farinha, já para o fresco é ideal é que adicione ao açúcar da receita e fique mexendo, até que ele dissolva e vire uma pastinha.

Agora que você já sabe tudo que precisa sobre os fermentos biológicos secos e frescos, a única dúvida é qual receita escolher pra colocar todo esse conhecimento em prática.

Acesse nossas receitas e escolha a mais lhe agrada.

Essa dica de Fermento Biológico – Seco ou Fresco?, faz parte de uma seção inteira dedicada a ajudar você com dicas muito úteis para o dia a dia. Tem desde dicas pra ajudar a cozinhar até dicas de como limpar coisas difíceis.

O Blog Xokolícia foi criado principalmente para ajudar você naqueles momentos em que deseja uma receita diferente mas não sabe o quê, e até mesmo no dia a dia, quando não está com vontade de pensar sobre qual prato cozinhar. Mas também foi desenvolvido pra te ajudar com dicas como essa acima, pois nosso intuito é facilitar a sua vida. E essa dica de Fermento Biológico – Seco ou Fresco? vai poupar seu tempo e sua saúde mental. 😉

Confira outras dicas e nossas receitas que facilitarão sua vida, garantindo um tempinho de sobra pra você fazer o que quiser.

Sabia que você pode ter sua receita preferida publicada aqui no nosso Blog?
Clique aqui e envie sua receita.

E para você que procura receitas incríveis com o intuito de vendê-las, oferecemos as planilhas de apoio, não deixe de visitar nossa loja.

Enfim, se gostou dessa Dica, compartilha na tua rede social preferida, dessa maneira ela poderá ajudar alguém. ♥

Acesse nossas Redes Sociais

Carrinho de compras