Temperos de A a Z - Parte 3/4

Conheça nesse artigo temperos de A a Z e saiba onde e como utilizá-los.  São 26 temperos e especiarias, divididos em quatro partes. Tem tempero para arroz, recheios, massas, molhos e até para bebidas. Então não perde essa e vem comigo ver a terceira parte! 

15-Noz-moscada
Utilizada tanto para receitas salgadas quanto doces, é sempre utilizada em pó, na forma inteira deve ser para ser ralada. Utilizada com moderação dá sabor levemente terroso em recheios de massas, marinadas, legumes, purê de batatas e molho branco. Nos doces de sabor delicado e em pães de massa fina dá um toque especial, podendo também ser utilizada em bebidas com chocolate.

16-Orégano
É usado especialmente em pratos típicos da cozinha italiana, como molhos de tomate, berinjela à parmegiana, massas e pizzas. Também pode ser usado em arroz de carreteiro.

17-Páprica
É um tempero em pó, avermelhado, oriundo do pimentão vermelho que é desidratado e depois moído. Na sua forma defumada ele é desidratado na fumaça. Na forma doce, os pimentões são desidratados e moídos com suas sementes. Já a páprica picante é oriunda da desidratação e moagem de um pimentão vermelho picante específico.
Todas as apresentações vão muito bem com arroz, omelete, molhos e batata rústica, só você escolher o sabor que mais agrada seu paladar.

18-Pimentas
De vários tipos, sabores e intensidade, a maioria das pimentas garante uma picância que pode ser de leve a insuportável. Utilizadas para dar mais potência a qualquer prato, as pimentas são o fruto de plantas do gênero Piper (que possui em torno de mil espécies). As mais consumidas no Brasil são as pimentas Malagueta, Dedo-de-Moça e pimenta do Reino preta.

19-Pimentas aromáticas
Pode-se dividir as pimentas em dois tipos basicamente: as aromáticas e menos picantes e as ardidas ou picantes. No primeiro grupo temos as mais saborosas e leve picância, utilizadas para dar um toque especial e agradas a maioria dos paladares. Temos aqui a pimenta do reino preta, branca, pimenta rosa e a biquinho como exemplos.

20-Pimentas ardidas
Já no grupo das picantes existe ainda uma subdivisão por grau de picância, quanto mais Capsaicina (substância responsável pela ardência) mais ardida a pimenta é. Para se ter uma ideia, enquanto a pimenta Biquinho possui 1.000 SHU’s*, uma pimenta de Bode possui de 30.000 a 50.000 SHU’s*.
*Unidades de Calor Scoville, que em inglês é Scoville Heat Units ou simplesmente “SHU’s”, essa unidade mede quantas xícaras de água com açúcar são necessárias para diluir a ardência de uma xícara de pimenta a zero).
Nesse grupo das ardidas são alguns exemplos a Jalapeño (2.500 a 5.000 SHU’s), Dedo-se-moça (5.000 a 15.000 SHU’s) e a Habanero (100.000 a 350.000 SHU’s).

21-Quatre Épices
Tempero para embutidos favorito de árabes e franceses, consiste na mistura de pimenta-do-reino branca, noz-moscada, cravo e gengibre.

Essa dica de Temperos de A a Z – Parte 3/4, faz parte de uma seção inteira dedicada a ajudar você com dicas muito úteis para o dia a dia. Tem desde dicas pra ajudar a cozinhar até dicas de como limpar coisas difíceis.

O Blog Xokolícia foi criado principalmente para ajudar você naqueles momentos em que deseja uma receita diferente mas não sabe o quê, e até mesmo no dia a dia, quando não está com vontade de pensar sobre qual prato cozinhar. Mas também foi desenvolvido pra te ajudar com dicas como essa acima, pois nosso intuito é facilitar a sua vida. E essa dica de Temperos de A a Z – Parte 3/4 vai poupar seu tempo e sua saúde mental. 😉

Confira outras dicas e nossas receitas que facilitarão sua vida, garantindo um tempinho de sobra pra você fazer o que quiser.

Sabia que você pode ter sua receita preferida publicada aqui no nosso Blog?
Clique aqui e envie sua receita.

E para você que procura receitas incríveis com o intuito de vendê-las, oferecemos as planilhas de apoio, não deixe de visitar nossa loja.

Enfim, se gostou dessa Dica, compartilha na tua rede social preferida, dessa maneira ela poderá ajudar alguém. ♥

Acesse nossas Redes Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras